segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como cuidar da pele com cravos e espinhas

Quem tem pele oleosa ou está entrando na adolescência sabe muito bem que os cravos e espinhas são um tormento quase inevitável. As transformações no corpo dos adolescentes, o bombardeio hormonal e todas as transformações pelas quais meninos e meninas passam nesta fase; materializam-se em dois únicos e terríveis inimigos: os cravos e as espinhas.
Da mesma forma, basta o tempo esquentar um pouco mais ou comermos alguma coisa mais gordurosa para que as pessoas que têm a pele oleosa sintam quase que imediatamente os reflexos do aumento da excreção de sebo. Um drástico aumento nos cravos e nas espinhas.
Aí começam os paliativos: lavar o rosto inúmeras vezes, passar produtos adstringentes a toda hora, usar cremes, pomadas e todo tipo de coisa tentando derrotar um inimigo que é quase invencível. Mas, nisso tudo, o que realmente dá certo? O que é verdade ou mito? O que é cientificamente provado e o que é puro misticismo e superstição?
Na verdade, pessoas que têm a pele oleosa e que querem cuidar para evitar o aparecimento de cravos e espinhas (ou pelo menos controlar esse aparecimento) devem ter em mente alguns cuidados simples:
Você deve prestar muita atenção no tipo de maquiagen que usa e a sua composição. Deve lavar o rosto sempre que possível. Deve abster-se de pomadas ou cremes gordurosos e preferir os géis. Jamais esprema as espinhas. Isso só vai fazer com que elas aumentem ainda mais e proliferem descontroladamente. Em casos graves, é preciso lançar mão de tratamentos médicos com antibióticos e ácido azeláico ou, em alguns casos, suplementação ou controle hormonal.
Evite tomar banhos muito quentes. A água “pelando” retira a oleosidade natural da pele e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais óleo para compensar. O ideal é a água morna ou fresca. Use sabonetepele oleosa ou para pele acneica que não agridam a pele. específicos para
Se você usa maquiagem, limpe sempre muito bem a sua pele com produtos adstringentes de qualidade e use uma espuma macia para aplicá-los. Há produtos de maquiagem desenvolvidos especificamente para peles oleosas e acneicas.
Usar lencinhos umedecidos é um mito. Eles só aliviam o desconforto e podem promover uma maior excreção de sebo; provocando um efeito rebote indesejado. É melhor usar lenços de papel e uma boa loção adstringente.
O corte de cabelo também influencia. Cabelos compridos ou com franjas podem favorecer a passagem da oleosidade dos cabelos para o rosto. O chocolate também é um mito. É claro que deve ser evitado em excesso. Mas comer um pouco de chocolate não transformará a sua pele num ralador. O mesmo se aplica para a dieta. Se você comer muita gordura, sentirá o peso disso em seu rosto. Mantenha a ingestão de gorduras sempre sob controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário